terça-feira, outubro 9

Deste lado da greve em Hollywood
Máquina em sobreaquecimento



Uma greve não é nada do outro mundo. Neste caso, como em todos os outros, os empregados avisaram os patrões da indústria que iam fazer greve caso estes não acedessem a algumas alterações nas condições de trabalho. A diferença é que a indústria em causa é a de entretenimento. Em particular Hollywood.

Qualquer outra indústria tem stocks, e maneiras de contornar uma paralisia de produção. Mas em Hollywood não há filmes em stock. Assim que um filme é montado, circula o mais cedo possível pelas salas. O produto é consumido assim que sai da linha de montagem.

O que faz com que a ameaça de greve dos escritores, actores e realizadores que trabalham em Hollywood seja uma ameaça séria aos estúdios. Tendo anunciado o princípio da greve para Novembro, por causa da não-aprticipação dos argumentistas nos proveitos dos filmes, a Writers Guild of America (WGA) lançou a corrida dos estúdios à produção do dobro dos filmes do costume, com vista a não se depararem com a situação de um verão de 2008 sem blockbusters.

Mesmo não havendo a certeza da greve entrar em efeito, ou mesmo a certeza se os sindicatos dos actores e dos realizadores se iriam juntar ao protesto, nos últimos tempos tem-se assistido a uma febre de aprovação de projectos cinemáticos.

Resultado: filmes como GI JOE (com participação especial de Action Man), VOLTRON (uma série animada que serviu de base aos Power Rangers) e JUSTICE LEAGUE OF AMERICA (uma espécie de super-equipa com heróis dos comics da DC) já estão em fases avançadas de desenvolvimento, quando antes dificilmente obteriam aprovação.
Os actores de perfil mais elevado já todos se encontram de agenda repleta, encavalitando projectos uns em cima dos outros, e adiando produções independentes.

Quer haja greve quer não, já podemos ter a certeza quem em finais de 2008 e 2009 vamos ter um catálogo de filmes aos quais não foi dado espaço de maturação, escritos o mais depressa possível e filmados a correr.

Vai ser giro.

1 comentário:

Cíntia disse...

Notícias e comentários daqueles que se quer ler. Está feito, estou viciada neste blogue!

Chapeau Monsieur Patomanso