sábado, novembro 10

Colisão Rodoviária
WAR, de Phillip Atwell



Com o coreógrafo certo, um filme com Jet Li E com Jason Statham seria fácil de tornar em algo desfrutável. Mas Jet Li já tinha anunciado que não faria mais filmes de artes marciais, e Jason Statham parece andar à procura do seu próprio DANNY THE DOG. Assim, aquilo que seria um veículo para ambos aparenta ser um anti-veículo para Jet Li, que quererá que a sua carreira se extenda para além dos filmes de acção.

WAR não é o festival de dez bofetadas por segundo que se esperaria. É um filme de acção sem acrobacias, uma história de polícias e gangsters sem profundidade ou lógica. Será que Jason Statham tomou este papel apenas pelo cheque, ou será que também quer embarcar na luta contra o typecast antes que o seu estatuto de white ninja se cristalize definitivamente? É certo que os seus papéis nos filmes de Guy Ritchie permitiam ler uma promessa que pouco tinha a ver com saltar por cima de camiões em andamento.

De qualquer forma, má escolha para ambos. Jet Li ainda tem bastante credibilidade, mais do que aquela que seria necessária para o papel que aqui tem, o do mau que se calhar não é assim tão mau. Jason Statham seria bom para o papel do bom que é duro, e que se calhar é um pouco duro de mais para ser bom. Pena que o argumento tenha o dom de esbanjar esta premissa com truques de filme de adolescentes.

Quanto à realização, parece ter sido feita por alguém sem paciência ou concentração. Um sintoma que aliás invade toda a produção, desde a fotografia aos cenários. Tudo é feito com muita atenção ao artifício à frente dos nossos narizes, esquecendo-se sempre de detalhes na periferia. Parece um filme feito por milionários, numa garagem. Também teria sido boa ideia alguém aconselhar o realizador a controlar-se, já que era alguém com íntimos contactos com o mundo do hip-hop a retratar o glitz do crime organizado.

O filme vale pela nota bizarra nas carreiras dos protagonistas. Vale pelos hilariantes excessos de estilo. Mas vale sobretudo porque o nome do filme no genérico não é o que foi distribuído em portugal (o filme é conhecido por ROGUE ASSASSIN em muitos países europeus).


Vão vê-lo com: biógrafos de Statham e Li

Sem comentários: