segunda-feira, fevereiro 11

Greve WGA acaba Quarta-feira
Contrato com os produtores em votação



Cheios de zelo, os telejornais portugueses já noticiavam o final da greve dos argumentistas durante este fim de semana. A verdade é que apenas Domingo houve uma reunião para acertar os detalhes da linguagem do novo contrato com os produtores, e mesmo essa reunião esteve em risco pois às duas da manhã do mesmo dia a Writers Guild of America ainda não tinha acabado a sua parte do documento.

Agora, depois de equilibradas as exigências e de feito o acordo, os guionistas têm até Quarta-feira para desmantelar os protestos e os piquetes, e poderão regressar ao trabalho de imediato. Os membros da WGA ainda poderão votar contra o contrato nos próximos 10 dias, mas dizem os insiders que o clima de exaustão e de aceitação dos termos indica para que não haja mais entraves a um regresso à normalidade.

O maior golpe para quebrar a resistência dos produtores terá mesmo sido a sucessão de acordos paralelos entre a WGA e pequenos estúdios, o que apesar de ser uma jogada arriscada colocou os grandes estúdios numa situação embaraçosa. Sendo assim, a cerimónia de entrega dos Óscares decorrerá sem problemas no próximo dia 24 de Fevereiro.

Sem comentários: