quinta-feira, novembro 22

24 mil palavras por segundo
CONTROL, de Anton Corbijn



Antes de mais, CONTROL não é um filme sobre os Joy Division. Houve quem não esperasse isso, e a ausência do trabalho em grupo da banda pareceu incomodá-los. Mas é algo que devia ser claro desde o princípio, já que o filme se baseia nas memórias de Deborah Curtis ("Touching From a Distance"): o filme é sobre o homem Ian Curtis.

Ian Curtis não será um nome caseiro, mas é sem dúvida alguma um ídolo. Assim, tem bastante valor que Corbijn não tenha caído no fascínio e tenha procurado mostrar onde é que a escultura que foi a vida de Ian Curtis assenta, quais foram as bases. Ian Curtis é aqui retratado como alguém que apenas se sente deslocado, desajustado. Deborah Curtis é a vítima, aquela que adora o homem mas não fala a língua dele.

Corbijn, um fotógrafo ligado à indústria musical e com experiência na realização de videos musicais, tem aqui uma excelente estreia. Ultrapassadas as barreiras de linguagem, sop se pode esperar óptimo trabalho de um fotógrafo que trabalhe em realização (a presença deste valor acrescentado não parece tão imediata no caso de realizadores a fazerem fotografia). Os planos de CONTROL são claramente muito pensados, sem nunca o darem a entender, sem fazer da câmara uma personagem. A escolha do preto e branco assenta bem aos tumores industriais urbanos que servem de fundo ao filme, assim como à crueza dos sentimentos em exposição.

As prestações ao vivo dos Joy Division são sem dúvida um dos pontos mais fortes do filme. Sem terem caído no erro óbvio de utilizarem as versões de estúdio das canções, as actuações estão carregadas com o imediatismo e a genuinidade de um concerto ao vivo, sem nunca parecerem uma fraca imitação dos originais.

Antes de ver CONTROL estava preaparado para tecer comparações com os Joy Division do excelente 24 HOUR PARTY PEOPLE. Mas não há aqui espaço para estabelecer relações entre os dois filmes. Não porque sejam diferentes, mas porque ambos são completos em si, não necessitam de apoio ou referências.

Se forem fãs de Joy Division, não poderão evitar este filme. Se não forem, passarão a ser.

1 comentário:

(a)Mora disse...

"Se forem fãs de Joy Division, não poderão evitar este filme. Se não forem, passarão a ser."
no doubt :)