quarta-feira, dezembro 5

O Outro
EASTERN PROMISES, de David Cronenberg



EASTERN PROMISES, o novo de Cronenberg (escrito por Steven Knight) é um dos melhores filmes do ano. Quando uma jovem russa morre ao dar à luz, a parteira Anna (Naomi Watts) sente-se na obrigação de encontrar os familiares do bébé, e procura pistas dentro do diário da falecida. Mais tarde vimos a saber que Anna não está a fazer isto por conveniência de guião, mas porque para além de ter ascendência russa, ela própria perdeu um bébé. Um cartão dentro do diário leva-a a um restaurante de luxo operado por Semyon (Armin Mueller-Stahl), que parece interessadíssimo em cooperar.

Este gesto de compaixão de Anna aponta para o tema principal de EASTERN PROMISES, o de identificação. Quando Anna começa a entrar em contacto com as figuras relacionadas com Semyon, o foco do filme passa para o insondável Nikolai (um excelente Viggo Mortensen), membro da família de crime organizado vor v zakone sob as ordens de Semyon.

Nikolai é apenas um soldado da organização, o "motorista" como a si mesmo se denomina, apesar de fazer vários "trabalhos manuais" para os seus empregadores. Acompanha sempre o filho de Semyon, Kirill. Kirill, por sua vez, é um fanfarrão e um hedonista que luta contra a sua própria natureza homosexual. Tem uma clara atracção por Nikolai, e a impossibilidade de o ter fá-lo oscilar entre o ódio e a compaixão pelo motorista.

EASTERN PROMISES é auto-contido, com as suas próprias regras, tal como os vor v zakone. O filme não tem uma estrutura rígida de três actos. Nenhum personagem tem um apelido, já que estas se encontram perdidas da sua identidade. Apesar de ser um filme vívido e intenso, não se coíbe de um final feliz que muitos outros filmes do mesmo género teriam evitado.

Neste filme a violência é cometida com punhos, com lâminas, ou com agulhas de tatuagem. Não há um único disparo. Uma sequência de luta numa sala de sauna é lendária não só pela violência mas também pela nudez. Nudez essa que não, não é gratuita. As tatuagens de Nikolai explicitam a sua história dentro da máfia russa, e os golpes que vai sofrendo são apenas outro tipo de indícios.

Por estas razões e por outras, EASTERN PROMISES é um filme íntimo. E, ao mesmo tempo, um filme distante, como uma história contada através de recortes de jornal, exactamente como uma história sobre "estrangeiros" deve ser. O que é sem dúvida, é um grande filme.

2 comentários:

Rui Baptista disse...

"um dos melhores filmes do ano"?

Eu não ia tão longe, mas se me perguntares que outros houve melhor que este, tão não te consigo responder.

Vou ter de concordar contigo. E acrescento ainda que é um dos que mais gostei do Cronemberg...

Patomanso disse...

Está bem melhor do que a anterior aproximação dele a Hollywood, o A HISTORY OF VIOLENCE.