quarta-feira, janeiro 9

THE ASSASSINATION OF JESSE JAMES
BY THE COWARD ROBERT FORD, de Andrew Dominik


IMDb | O Assassínio de Jesse James pelo Cobarde Robert Ford

Apesar do elogio à realização e uma prestação memorável de Eric Bana, o CHOPPER de 2000 foi um filme que não gerou demasiada atenção internacional. Andrew Dominik regressa agora para um segundo filme muito mais falado e celebrado: THE ASSASSINATION OF JESSE JAMES BY THE COWARD ROBERT FORD (longo título mantido por fidelidade ao material de fonte, o romance de Ron Hansen).

ASSASSINATION abre com uma introdução carinhosa à personagem de Jesse James, contada por alguém como que enternecido e respeitoso ao mesmo tempo. A partir daí seguimos o bando dos James, com a atenção dividida entre Jesse e um novato no grupo, Robert Ford. Ford é interpretado por Casey Affleck com uma entrega a uma figura gritantemente submissa. O porte do personagem é tal que, nos poucos segundos que temos antes de uma outra personagem nos avisar o quão desconfortável é estar à beira dele, já a audiência notou essa atmosfera titubeante.

Robert Ford é um jovem que toda a vida foi vergastado a uma posição de submissão, alguém que sabe ser melhor do que aquilo que é julgado e que se obriga a si mesmo a provar o seu valor. Um primordial fã para a primordial estrela pop de Jesse James, a sua inquietante ondulação vai ver-se definida pelo seu ídolo: "Queres ser como eu... ou queres ser eu?"

No final, ASSASSINATION mostra-nos um Robert Ford que não terá tanto de cobarde como de vítima de circunstâncias. Jesse James, esse verdadeiro cobarde do filme, um homem que carrega o peso de toda uma vida de más acções, que é devorado por arrependimento e culpa por não se conseguir responsabilizar, por nem sequer ter a coragem de terminar tudo.

A realização de Dominik parece seguir o caminho de CHOPPER nos primeiros minutos, com uma competência discreta. Mas somos logo presenteados com a sequência expressiva do assalto a um comboio que sabe de facto a novo. Aqui nota-se também a contribuição do cinematógrafo Roger Deakins (com cores e luz semelhantes às suas de O BROTHER WHERE ART THOU). A partir deste momento tomamos estemundo como garantido e passamos a focar-nos nas prestações dos actores, num filme que s epode gabar de ter como actores secundários nomes como Sam Shepard, Sam Rockwell ou até mesmo o mayor Ted Levine.

THE ASSASSINATION OF JESSE JAMES BY THE COWARD ROBERT FORD teria sido um dos melhores filmes de 2007. Assim, abre muito bem o ano de 2008.

Sem comentários: