sábado, dezembro 29

O primeiro sinal do fim da greve
Letterman negoceia com a WGA o regresso ao trabalho



Depois de meses de negociações falhadas, onde a estratégia dos produtores foi a de não dialogar, está aqui aquele que poderá ser o primeiro sintoma do fim da greve dos argumentistas de Hollywood. Em negociações isoladas, a WGA (Writer's Guild of America) permitiu ao escritores associados à World Wide Pants (a empresa de David Letterman que detém o seu programa e o de Craig Ferguson) voltarem ao trabalho no dia 2 de Janeiro.

Já estava programado que os talk shows voltariam em Janeiro, independentemente da stuação da greve, mas sempre sem os seus argumentistas, ficando a escrita ao cargo dos pivots dos programas (bizarro, mas ao mesmo tempo interessante). Assim, os programas da companhia de Letterman (o Late Show e o Late Late Show de Craig Ferguson) vão ser os primeiros a regressar, e na forma antiga, o que lhes vai permitir o monopólio do género. A ideia desta estratégia é a de pressionar os programas maiores (o de Jay Leno, por exemplo) a quererem voltar a utilizar os seus argumentistas, o que implica que por sua vez estes pressionem a AMPTP a aceder às exigências da WGA.

É uma jogada arriscada, já que o facto da WGA ter basicamente quebrado a solidariedade interna vai retirar a moral da unidade aos outros argumentistas aos quais a WGA ainda não deu autorização para regressarem ao trabalho. Não se esperará que os argumentistas comecem a ignorar a WGA e a quebrar a greve sozinhos, mas vão exercer mais pressão para que a greve acabe o mais cedo possível.

Seja como for, este é um desenvolvimento enorme que de uma maneira ou de outra vai ditar o fim da greve. Um bom sinal para todos, independentemente do lado em que estão.

Fontes
NY Times
Deadline Hollywood

2 comentários:

marta disse...

isto quer dizer que as séries vão voltar?? será???

olha, e que tal acabar o top 10, n, n , n??

Patomanso disse...

Se continuarem com a estratégia de negócios individuais aqui e ali, são capazes de fazer a posição dos estúdios desmonronar.

Isto deve ter acabado a tempo dos Óscares, os estúdios não vão querer pôr a banda a tocar por cima dos discursos de TODOS os premiados.

O resto do Top10 ainda hoje, prometo! É só o tempo de uma café e um cigarrito (que parece que fumar vai ser crime a partir de Terça)