domingo, dezembro 30

#6 - CONTROL
Substância


IMDb

Este filme não se encontra mais acima na lista porque, no final, acaba por ser um serviço aos fãs (casuais ou não) dos Joy Division. Mas CONTROL não é apenas uma muito honesta homenagem a Ian Curtis. Vale por si só como obra cinematográfica, com enquadramentos belos até à dor, e uma luz que é personagem principal.

Baseado nas memórias da viúva, CONTROL teve porventura drama mundano a mais e retrato dos Joy Division a menos. O primeiro seria inevitável, o segundo é mais do que redimido com as excelentes reproduções das actuações ao vivo dos Joy Division. Incrivelmente, o DVD que vem aí pouco detalha sobre a preparação musical dos actores.

Lamenta-se a muito parca distribuição deste filme pelas salas portuguesas.

Fica o link para a análise já feita neste blog:

[Crítica original no 4E]

2 comentários:

Cíntia disse...

Não concordo com a classificação deste filme. Para mim ficava em primeiro. Não vi todos os filmes do teu ranking mas vi o Zodiac e o Eastern Promisses e para mim Control ficava à frente (seguido logo por Eastern). Acho que para bem ver Control, é preciso esquecer que é um filme sobre uma banda de música lendária. As tentativas de comparação com a realidade distraem-nos do filme (o que é terrível, neste caso). Mesmo um filme biográfico não tem o dever de ser realista. Nenhum filme o é e portanto, ao meu ver, a base preexistente para a narração não deve afectar a apreciação que se faz do produto final. Enquanto filme, Control é mesmo muito bom.

Patomanso disse...

Antes de mais, obrigado pela crítica :)

De facto, no primeiro rascunho do Top10 o Control estava numa posição mais favorável.

Mas a verdade é que não consegui dar-me melhor do que um sexto lugar porque este filme está muito isolado. Para além de se apoiar na obra de outro artista, não sendo assim completamente original, também há o caso de ser o primeiro film do Corbijn.

É de louvar que a estreia dele seja um filme tão bem conseguido como CONTROL, mas este não está inserido num contínuo. Não dá para saber se isto é fruto da visão dele, se de uma óptima equipa, se de sorte.

Assim, CONTROL não podia competir com, por exemplo, ZODIAC, que não só é um grande filme como um marco na carreira de um autor.

Mas pronto, isto é só a minha maneira de ver as coisas. É óptimo que isso leve a discussão. Viva a Web 2.0 :)