domingo, dezembro 30
#1 - EASTERN PROMISES
Diz-me com quem andas
IMDb
A HISTORY OF VIOLENCE, de 2005, foi uma aproximação de Cronenberg a Hollywood, a algo muito mais mainstream. Não foi um filme mau, foi até muito bom. Mas lamentou-se a ausência das marcas do realizador, aquela assinatura de autor que funciona muito muito bem quando é algo que nos diz alguma coisa, e que às vezes funciona ainda melhor quando nos é estranho.
Sobre o estranho debruçou-se este magnífico EASTERN PROMISES. Com um guião apenas medíocre, Cronenberg trouxe-nos uma história densa sobre a questão da identificação pessoal. No seu essencial, o filme diz-nos que não há uma moral rígida, um código de valores universal. Somos apenas indivíduos em conflito com a sua própria pessoa e com a pessoa que são para o mundo.
Viggo Mortensen já tinha sido o melhor de HISTORY, e neste PROMISES é-o de novo. Nikolai é uma corporização do filme, com o seu tom cru e ao mesmo tempo subtil, contido mas ao mesmo tempo explosivo. Já Naomi Watts teve a (in)felicidade de ser poupada às torturas tradicionais de ser uma personagem principal num filme Cronenberg, e ainda por cima carregou em si todas as fraquezas do guião: os macguffins e o final feliz.
Muito, muito bom. Fica com o primeiro lugar porque aumentou consideraveente as expectativas para o próximo filme "acessível" de Cronenberg, expectativas estas que estavam ligeiramente em baixo depois de A HISTORY OF VIOLENCE.
Fica o link para a análise já feita neste blog:
[Crítica original no 4E]
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
tenho que admitir (com vergonha) que ainda n fui ver.
Mas tenho que ir!! depois desta tua critica, não escapa... !
(Vou deixar à entrada do cinema a imagem do Aragorn. )
:)
Ainda bem, acho que vais gostar!
É incrível como a suspensão do Aragorn funciona, quase nunca te lembras dele, entre o corte de cabelo e o sotaque russo :)
Enviar um comentário