quinta-feira, dezembro 27

#8 - AMERICAN GANGSTER
Orgulho e cegueira


IMDb

Um filme que se baseie em factos verídicos terá automaticamente uma dimensão pungente, um peso maior aos elementos dramáticos. A clara desantagem é que não se poderá desviar de um eixo de factos, por mais interessante que umas alterações tornariam a história.

Em AMERICAN GANGSTER, Ridley Scott decidiu tornar uma história interessante em algo ainda mais complexo e interligado. A custas da veracidade.

Mas sobre esse ponto já falei em demasia na crítica da altura do 4E. Resta aqui justificar a presença de AMERICAN GANGSTER no Top10. E isso é o mais fácil. Tomado por si mesmo, o filme tem o perfeccionismo técnico de esperar de Scott. Tem dois grandes actores nos papéis principais (embora com muito maior destaque para Denzel Washington), e é uma recriação de período que rivaliza com ZODIAC, o segundo filme do Top10 de hoje. Para além disso, tem possivelmente o melhor último plano do ano.

E tudo isto dentro de um género que (pensava-se) já tinha dado tudo o que tinha a dar. Ridley Scott merece que se ignorem os factos verídicos nos quais este filme é baseado.

Momento definitivo: O já mencionado plano final. Ao sair da prisão, Frank Lucas é agora apenas mais um transeúnte. O mundo já foi seu, mas não teve direito a um fim "Tony Montana". Como atesta o som a sair de um carro que passa pela estrada, o mundo de Frank Lucas (assim como o mundo em geral) já avançou, já o deixou para trás.

Fica o link para a análise já feita neste blog:

[Crítica original no 4E]

Sem comentários: