terça-feira, janeiro 22
CASSANDRA'S DREAM, de Woody Allen
Crime e Castigo remascado
IMDb | O Sonho de Cassandra
Depois do desastre crítico que foi Scoop, Woody Allen teve a má ideia de fazer marcha atrás para MATCHPOINT com CASSANDRA'S DREAM. Em vez de estacionar numa zona de conforto onde antes obteve grande aprovação do público e da crítica, a verdade é que falhou a garagem e conduziu por cima do jardim de flores.
Ok, se calhar abandono esta metáfora.
CASSANDRA'S DREAM conta-nos a história de dois irmãos que, ambos numa situação em que desesperadamente precisam de dinheiro, recorrem ao seu tio rico. Este aceita ajudá-los, mas com a condição de o ajudarem a ele: vão ter que matar alguém pelo dinheiro. Como as trailers já nos tinham revelado, acabam mesmo por cometer o crime, e o filme passa a debruçar-se sobre os problemas de consciência de ambos.
O primeiro acto do filme está muito bem conseguido, e sem material de grande densidade os actores principais conseguem construir um elaborado quadro de relações. Nunca duvidamos da fraternidade dos personagens de Ewan McGregor e Colin Farrell, conseguimos sentir aquele tipo de familiaridade entre os actores que vem da convivência de toda uma vida. Esta dinâmica é testada com o dilema que e apresentado aos irmãos, o de matar ou não matar, e é bem sucedida.
Esta fase é a que mais lembra a inspiração fundamental de MATCHPOINT, o romance Crime e Castigo de Fiódor Dostoievsky. O personagem de McGregor, Ian, é a força que tenta convencer Terry (Farrell) a seguir com o plano para obter o dinheiro, embora seja Terry que esteja a atravessar mais dificuldades. Um jogador inveterado, Terry deixa-se levar pelas suas circunstâncias, lamentando as suas escolhas demasiado tarde. Já o ambicioso Ian tem o hábito de assumir papéis que não tem, de se dar a ares que não correspondem à sua situação na vida. Por isso, para ele é mais fácil não só agrarrar a oportunidade como depois esquecer o que fizeram.
O sufoco de MATCHPOINT não é tão brilhantemente reproduzido aqui na derradeira fase da chamada à responsabilidade dos personagens, e assim ficamos com um filme assimétrico que é mais eficaz na primeira metade. Ao nível do guião então, somos presenteados com um final absolutamente preguiçoso e auto-danoso.
No fim, o pior insulto que se pode atiorar a CASSANDRA'S DREAM é que é competente naquilo a que se propõe. Pena que se tenha proposto a tão pouco, e tão recentemente depois da vividez de MATCHPOINT.
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3 comentários:
Totalmente lineal e sem grandes emoções. Talvez seja esse o segredo de Woody Allen... As vezes ele nos surpreendi, as vezes não..
Achei ótimas as tomas, mas sem grande criatividade. Nada foi fora do comum. Não gostei das cores, é um filme muito opaco, aunque a fotografia em geral é boa...
O tipo de música é o mesmo de sempre. E concordo plenamente em questão a que o final foi bastante preguiçoso.
Outra coisa... Sobre MatchPoint (um dos meus filmes favoritos), posso estar errada, mas pelo que sei, o roteiro não é dele.. Somente a direção (excelentíssima)..
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