quarta-feira, janeiro 9

Desenvolvimentos na greve da WGA
United Artists (re)começa o trabalho


Tom Cruise e Paula Wagner, da nova United Artists

É o desenvolvimento mais significativo na greve dos guionistas americanos até ao momento: a WGA (Writer's Guild of America) concluiu um acordo com a produtora United Artists. A United Artists, que recentemente tinha estado num estado de suspensão, foi re-activada no final de 2006 por Tom Cruise e Paula Wagner, uma dupla de produtores de longa data. Assim, a pequena United Artists é para já a única produtora com autorização para prosseguir o trabalho em toda Hollywood.

Esta jogada insere-se na estratégia "divide and conquer" da WGA, já que a United Artists está sob o abrigo do grupo Metro-Goldwyn Mayer. A AMPTP já expressou o seu desagrado a Harry Sloan, o presidente da MGM, por permitir que se fragilize a posição dos estúdios nesta luta.

Entretanto, a cerimónia de entrega dos Golden Globes para 2007 já foi cancelada, devido ao eventual piquete dos guionistas à entrada, o que levaria à não-comparência de actores ou realizadores. A organização do evento vai tentar diminuir os seus prejuízos com uma transmissão especial. Mesmo a realização dos Óscares está ameaçada, caso ainda não haja acordo pela data da cerimónia.

Entre o acordo com a United Artists, o regresso de David Letterman, e a ameaça aos Óscares, não se espera que a greve chegue ao verão, altura em que tanto actores e realizadores se juntariam ao protesto.

Sem comentários: