terça-feira, novembro 6

Primeiras novas da Greve
WGA retira exigência de residuais de DVD


Um grevista usa o seu iPhone para tirar uma foto aos colegas em piquete, frente aos estúdios da FOX

Já começam a vir os primeiros resultados da greve da WGA. Do lado das negociações, a guilda dos escritores cedeu a exigência do aumento dos ganhos residuais (uma espécie de royalties) na venda de DVDs, e centra-se agora nos residuais de conteúdos descarregáveis. Esta é uma retirada estratégica, já que abandonando uma das exigências basicamente forçam os estúdios a ceder a outra. Sendo que se prevê que conteúdos descarregáveis venham muito em breve substituir os DVDs nos Estados Unidos, é uma jogada a longo prazo, semi-arriscada.

Quanto às manifestações e piquetes frente a instalações dos estúdios, tem havido grande aderência (mesmo os números mais baixos reportam mais de 3000 escritores sitiados, só na cidade de Los Angeles), e várias manifestações de solidariedade de outros profissionais da indústria.

Ellen DeGeneres, Marg Helgenberger e Robert Patrick são alguns dos actores mais conhecidos a juntarem-se à manifestação no passeio, enquanto que os teamsters (condutores para os estúdios) apoiam os escritores ao se recusarem a "furar" piquetes com os seus transportes.

Steve Carell é um dos actores que nem sequer compareceu às filmagens que tinha previstas (nomeadamente, episódios do The Office americano) em manifesto de solidariedade com a greve. Jon Stewart, anfitrião do Daily Show, já prometeu cobrir os salários de dois meses dos escritores do programa. Por outro lado, há uma quantidade considerável de "civis" que comparecem aos piquetes, e manifestações sui generis como o do clube de fãs de Joss Whedon que entregou pizzas aos escritores nos vários pontos de piquete.

Para mais inform,ações, o blog Deadline Hollywood é actualizado com frequência sobre o estado das negociações.

Update: Um vídeo fornecido pela WGA explica as razões por que estão a fazer greve, em termos simples (apesar de já não estarem a reclamar o aumento dos residuais de DVD que aparecem no princípio do vídeo). Check it out:

3 comentários:

Luis Pitta (r) disse...

Boa boa. Dares noticias deste tipo parece-me bem interessante. Bom post :-)

Patomanso disse...

Obrigado.

É que os media americanos não estão a pegar muito nesta história por interesses económicos. E como os media americanos não pegam nisto, o resto do mundo também não.

Felizmente, já há a internet :p

Luis Folião disse...

Eu tb só soube pelo drudge report. viva a internet