domingo, novembro 4

Afinal a greve vai seguir
WGA marca começo da greve para Segunda



Afinal vai haver mesmo greve em Hollywood, já que a Writers Guild of America e a Alliance of Motion Picture and Television Producers (Alliance! Guild! Porque é que estes sindicatos soam todos a World of Warcraft?) não conseguiram chegar a acordo sobre a participação nos lucros das vendas de DVD e exploração de conteúdos online.
Apesar de haver uma reunião de emergência entre a WGA e a AMPTP hoje (Domingo) de manhã, o mais provável é que os escritores entrem em greve na Segunda-feira.

A adesão será inevitavelmente total, já que qualquer escritor do sindicato que trabalhe durante a greve vai ver-se expulso da organização, e rapidamente abandonado pelos estúdios que nessa altura estarão interessados em manter a WGA contente. Esperam-se vários desenvolvimentos nas próximas semanas, em especial uma lista dos filmes em fase de escrita que conseguiram acabar os seus guiões antes desta Segunda.

Esta será também uma hipótese de destrinçar da indústria do cinema independente americana os "falsos independentes" - distribuidoras de filmes independentes afectas aos grandes estúdios. Uma produção verdadeiramente independente não estará abrangida pela WGA, e logo poderá segui o seu curso de produção normalmente.

Os poucos filmes que os grandes estúdios conseguirão fazer para o próximo verão não deverão conseguir competir com filmes de outros mercados como Canadá, Reino Unido, ou França, e terão pela primeira vez uma competição directa dos independentes.

Vai ser interessante.


Para já, dá para acompanhar a troca azeda de palavras entre os dois lados da luta:
Site da Writer's Guild of America
Site da Alliance of Motion Picture and Television Producers

2 comentários:

Tertúlia disse...

Começou e a TV americana vai ser das primeiras a sentir os efeitos: os talk-shows diários que precisam de guionistas a cada minuto vão ser os mais afectados.
Será que os famosos comentadores vão ter "patuá" para os entrevistados??
Sei quem vai sentir a falta...
;)
Dinora

Patomanso disse...

Pois, a greve ainda só tem dois dias e já há umas três séries de televisão que estão definitivamente acabadas.

E depois há coisas tipo o escritor do "Heroes" se despedir porque o queriam obrigar a acabar a temporada no episódio 11, antes da greve começar.

Jay Leno, Conan, Daily Show, está tudo suspenso. No caso do Daily Show, o Jon Stewart vai pagar do próprio bolso os ordenados dos escritores do programa durante os próximos dois meses.